Os estágios da doença renal crônica são definidos conforme o volume de sangue que o rim é capaz de filtrar, ou seja, a taxa de filtração glomerular (TFG). Um rim saudável, por exemplo, tem uma taxa de 90 a 130 ml de sangue por minuto.
Estágio 1
A TFG é maior ou igual a 90 ml/ min. É uma fase precoce e o rim ainda desempenha sua função. O paciente apresenta sinais de lesão que podem comprometer o rim futuramente.
Estágio 2
A TFG está entre 60 e 89 ml/min. O paciente já está com filtração renal comprometida mas de forma leve.
Estágio 3
A TFG está entre 30 e 59 ml/min. O paciente apresenta os primeiros sintomas (como anemia e doença óssea), mas de forma discreta se inicia um tratamento conservador.
Estágio 4
A TFG está entre 15 e 29 ml/min. É chamado também de estágio pré- dialítico, já é considerado grave. O paciente é preparado para o início do tratamento de hemodiálise.
Estágio 5
TFG é inferior a 15 ml/min.O rim não realiza mais seu funcionamento básico. O paciente precisa realizar alguma modalidade de diálise ou transplante de rim
A doença renal crônica possivelmente não se manifestará até o estágio 5, pode ser que apenas quando está no estado grave que aparecem sintomas. Entretanto, isso não quer dizer que não tenha tratamento. Existe um tratamento adequado para cada estágio, a pessoa fica bem e saudável.