Foi aprovada em Santa Catarina, pela Assembleia Legislativa do Estado, a lei dos direitos dos pacientes renais crônicos, os quais residem no Estado.
A lei permite aos pacientes renais que tenham os mesmos direitos das pessoas deficientes físicas. Acesso à moradia, educação e saúde são alguns dos direitos que a Constituição Federal promoveu em 1988. Sendo assim, de forma irrestrita a lei beneficia não somente pacientes renais mas também todos que tenham necessidades, independente do grau de dificuldade da necessidade.
O paciente renal fará parte do subgrupo, o qual seria um grupo de pessoas com deficiência para efeito de benefícios, não sendo o grupo de deficiente físico, entretanto os benefícios que eram exclusivamente para o grupo de deficiência física agora fazem parte também do subgrupo de pacientes renais.
Além dos benefícios citados acima, tem também: atendimento prioritário nas agências bancárias, isenção na passagem de ônibus municipal ou estadual, o direito de pagar meia entrada em eventos esportivos e culturais, isso e outros benefícios estão inclusos na nova lei que permite mais acesso e oportunidade aos pacientes renais.
Dia 12 de março foi comemorado o dia Mundial do Rim, a data foi criada para conscientizar as pessoas. A doença atinge cerca de 850 milhões de pessoas no mundo.