Michel descobriu seu problema renal em 2015, segundo ele, no começo foi difícil receber esta notícia por ser uma pessoa que gosta muito de viajar e teria de se adequar às novas mudanças.
Cuidando e acompanhando, foi assim que seguiu a vida dele. Diante de todas as interferências que ele já passou, todas foram concluídas com sucesso. Teve uma perda de muito sangue devido a um outro problema de saúde, uma úlcera causada por medicamentos, é paciente renal crônico, tem uma anemia potente, toma medicamentos para compensar a perda de Hemoglobina e Hematócrito e já foi internado diversas vezes.
No final do ano de 2021, Michel pegou Covid-19, mas não teve sintoma pesado, apenas alguns poucos e leves que superou tranquilo. O que mais assustou Michel é que em um momento delicado, ficou muito debilitado. Um buraco em seu estômago havia se aberto, uma úlcera, que fez com que perdesse bastante sangue.
Depois de alguns tratamentos e superações, Michel está bem, com saúde e seguindo sua vida normalmente. Com uma mensagem para você que tem enfrentado um momento delicado: ´´Gostaria apenas de dizer pra não achar que é o fim do mundo. Na verdade, a Hemodiálise se não existisse, aí sim seria o fim de tudo. Afinal, ela nos garante ter mais qualidade de vida, mesmo que seja um processo chato, cansativo e pesado pra fazer, sem ela, a gente não poderia estar ao lado dos entes queridos por exemplo.
.
A gente tem é que agradecer todos os dias que a tecnologia que nos permite viver mais alguns anos tenha existido e lembrar que podemos correr atrás de um transplante, que tudo junto disso poderá não fornecer uma melhor qualidade de vida.´´ – Michel Lopes Del Sent