Osteoporose é uma doença que se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos e os torna mais dispostos a uma fratura, geralmente mais comum quando ocorre o envelhecimento.
Essa doença causa a diminuição da absorção de minerais e de cálcio.
Há ainda a osteoporose secundária – quando a perda de massa óssea tem a ver com outras doenças.
No geral a Osteoporose, não apresenta sintomas e sinais, somente quando está mais avançada; dor crônica e fratura aparecem. Os fatores de risco são: Predisposição genética, envelhecimento, dieta pobre em cálcio, sedentarismo, abuso de álcool, tabagismo, diabetes, disfunções na tireoide e menopausa.
A perda em excesso de cálcio pela urina chamada hipercalciúria é uma importante causa de Osteoporose, assim como a doença renal crônica que tem como consequência uma alteração do metabolismo cálcio-fósforo-PTH.
A medida que a doença renal avança com perda progressiva da função renal, ocorre uma redução da produção de calcitriol que tem como consequência, alterações na homeostase do cálcio e fósforo, que por sua vez interferem na produção de paratormônio. São esses eventos que levam às alterações do distúrbio mineral e ósseo da doença renal crônica.
Com o tempo, acontece uma redução de calcitriol que consequentemente, há alteração na homeostase do cálcio e fósforo, e então há interferência na produção de paratormônio. São estes eventos que levam às alterações do distúrbio mineral e ósseo da doença.